Capoeira na escola

Capoeira na Escola   

            Organizado pelas professoras Marinês Martendal de Sá Vania Maria Kuster e Elize Lima. Sobre a coordenação da Diretora da Escola Solange Togni, Contemplando o Plano Estadual de Educação PEE/SC e dando continuidade ao Projeto Diversidade e Africanidades mais algumas ações foram desenvolvidas na unidade escolar no dia 06/08/15,recebemos o professor Sergio (Mestre Baiano) do Projeto Capoeira Brasil explicando um pouco mais sobre a origem cultural e influencia africana para o desenvolvimento sócio cultural do Brasil Colônia até os dias de hoje.
           
            Roda de Capoeira recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 28/11/14, mas isso vem de estudos e levantamentos anteriores, em 2008 foi reconhecido pela legislação brasileira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
            A Capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características muito peculiares:
1. É um misto de luta–jogo–dança;
2. O ritmo e as características do jogo são regidos pelo toque do berimbau, instrumento preponderante na orquestra de capoeira (que inclui também o pandeiro, o atabaque, entre outros.).
3. Os cânticos (às vezes acompanhados de palmas) também têm função importante na determinação do tipo de jogo.
4. É um excepcional sistema de auto-defesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originariamente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais.
           

            Destacamos a participação e o entusiasmo de todos os alunos envolvidos enfatizando a participação dos alunos Paulo Jorge e Sonia Eliza do8º ano 03 demonstrando que a capoeira é um resgate cultural como arte e dança não tem fronteiras nem limitação que pode ser trabalhada de forma inclusiva.








Assista o vídeo no Link: https://youtu.be/IsIJdT8JYi4

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário e importante para nossa escola. Deixe seu nome e e-mail para entrarmos em contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Feira de Matemática - Fase Municipal

Arte Efêmera

CISTERNA – CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA