Palestra com Sr. Teco Lima

Palestra com Sr. Teco Lima

30 de maio de 2012
Na manha da sexta-feira 25 de maio, recebemos o Sr. José M. Golçalves de Lima (Teco Lima), Presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo Invernada dos Negros.
Nos contou um pouco sobre a história da Comunidade Invernada dos Negros; um fazendeiro que possuía muitos terras e mão de obra negra, ao final de sua vida assinou um testamento que todos que trabalhavam para ele deveriam dividir suas terras. Com o passar dos anos muitas dessas famílias foram instigadas a deixar suas terras, o que até hoje gera debates.

Rainhas da VI Sapecada do Pinhão participam do Programa Rancho Campeiro

25 de maio de 2012



Rainhas participam do Programa Rancho Campeiro(SBT) para fazer a divulgação da VI Sapecada do Pinhão Tema: O Povoamento de Campos Novos.
O programa vai ao ar no dia 26/05 (sábado) às 12h30min no SBT.

Palestra com a Senhora Adilis Durigon e Elizabete Bevilaqua

25 de maio de 2012
Dia 22 de maio às 8h30min tivemos a presença das Senhoras: Adilis Durigon e Elizabete Bevilaqua, contando para nossos alunos das séries 2º01, 2º02 e 1º01 do Ensino Médio Técnico em Administração e a 8º01 um pouco da vivencia e das suas origens (italianos), e que moravam no Guarani interior do nosso município.
Falaram sobre quando vieram para o Brasil e das dificuldades aqui encontradas nos primeiros anos pelos seus antepassados e da cultura (antes) deixadas para nós hoje.
Esclareceram uma série de perguntas feitas pelos alunos e professores sobre o dia-a-dia destes habitantes: ligação com a cidade, alimentação, trabalho, língua, escola, entre outros assuntos.
Uma forma dos alunos entrarem em contato com a realidade dos antepassados italianos e somar na sua bagagem estudantil mais essa contribuição.

Palestra com Sr. Mayck Wilhan Fagundes

25 de maio de 2012
Na manha do dia 21 de maio, segunda-feira, aconteceu uma palestra com o Sr. Mayck Fagundes, que falou para as turmas 1º01, 1º02 e 1º03 do Ensino Médio Técnico em Administração, um pouco sobre o Povoamento de Campos Novos Tema da VI Sapecada e a história de sua família.
Falou que nas imediações da atual Estrutural Zortéa foi onde surgiu a 1ª casa de nosso município sobre Bento Fagundes, um de seus antecessores que fora  o primeiro de sua família a chegar a Campos Novos, vindo do Rio Grande do Sul, além de ser um dos primeiros moradores de nossa cidade; além de outras personalidades que fizeram parte da história Camponovense.
Uma palestra interessante, de riqueza cultural para que nossos educandos possam crescer, cada vez mais, intelectual e historicamente.

Atividades de recreação

23 de maio de 2012
Através da VI Sapecada do Pinhão, a Ed. Física pode promover o resgate de brincadeiras e cantigas de roda que fizeram parte da história dos irmãos, pais e avós desses educandos. O brincar, na educação infantil, é importante para o desenvolvimento da criança, pois é através da brincadeira que ela desenvolve sua imaginação, representando nos objetos as características do mundo real relacionado com o seu dia a dia. Através da fantasia e da imaginação, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, e adquire os valores sociais da comunidade em que está inserida.
Aproveitando um momento de socialização e integração, foram realizadas atividades com esses brinquedos e brincadeiras, bem como as cantigas de roda com os alunos de 1° ao 4° ano.
De acordo com Nogueira e Martinez (2004)
[...] quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana, já que é na infância o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta (p.04).

Visita ao Museu Caipora Viu

22 de maio de 2012
As professoras Carla Pereira, Claonice Aparecida Pinto e Ana Maria Grassi com seus alunos agradecem a Senhora Eliane Zandoná do Museu Caipora Viu pela ótima acolhida na visita realizada no dia 17 de maio. Mais uma atividade do projeto VI Sapecada do Pinhão Tema: O Povoamento de Campos Novos.

Visita a Invernada dos Negros

21 de maio de 2012
A cada ação do homem a história se constrói.
Campos Novos teve sua história baseada nas ações de desbravadores que aqui se instalaram e viveram. Porém, para os negros camponovenses o panorama foi outro. Estes foram obrigados a fixarem residência nestas terras durante o período escravocrata.
Com o objetivo de conhecer e valorizar a trajetória do negro em Campos Novos a Escola E.B. Cel. Gasparino Zorzi juntamente com a Prof. Elize alunos das 8as séries e 2º ano Ensino Médio visitaram a Localidade Invernada dos Negros nos dias 08 e 17 de maio. Na oportunidade conheceram a Vila Invernada dos Negros, Vila dos Cândidos e o Patrimônio histórico Cultural: Cemitério Invernada dos Negros.

Palestra com o Senhor Athos de Almeida Lopes

18 de maio de 2012
Na manha desta sexta, 18 de maio as turmas 3º01, 2º01, 2º02, 1º01 e 1º02 do Ensino Médio Técnico em Administração, uma palestra alusiva à VI Sapecada do Pinhão Tema: O Povoamento de Campos Novos. Recebemos o Sr. Athos de Almeida Lopes, ex-presidente da Coopercampos e ex-prefeito de Campos Novos, que nos falou sobre a chegada d sua família em nossa cidade há mais de 200 anos, a criação de empresas voltadas ao agronegócio Camponovense e a importância da agricultura no desenvolvimento do município. Este destacou a importância da união familiar em qualquer circunstância representando através de uma dinâmica a árvore genealógica da família Almeida para obtenção de sucesso nos âmbitos pessoal, cultural, social e econômico.

Palestra com a Senhora Maria Rossi

18 de maio de 2012
No dia 15/05 tivemos mais uma palestra que veio a contribuir com a VI Sapecada do Pinhão, ministrada pela senhora Maria Rossi, para as turmas 7.01, 8.01 e 1.01, que conviveu diretamente com um imigrante italiano de destaque para o desenvolvimento de Campos Novos conhecido por todos os camponovenses como o saudoso Padre Quintílio Costini.
O padre Quintílio Costini nascido na Itália chegou a Campos Novos em 1959, assumindo a Paróquia, trouxe com ele um espírito religioso, comunicativo, empreendedor e educativo. Que tinha como um dos seus principais argumentos fazer trocar o “revolver pela caneta”. Suas marcas não foram poucas na população.
Em 1959, Costini consegue uma licença para o funcionamento da Rádio Cultura. No ano de 1960 fundou o ginásio São João Batista, escola de ensino fundamental. Fundou e dirigiu o Seminário Paulo VI, criou a Escola Técnica de Comércio D. João Batista Scalabrini. Construiu a atual Casa Paroquial e uma das suas grandes influências maiores na conquista de uma rede telefônica.
Dona Maria Rossi diretora da Rádio Cultura, neste dia nos falou muito sobre a trajetória deste religioso e histórias cativantes que marcaram e ainda marcam a memória dos moradores mais antigos de Campos Novos. Tornando o conhecimento próximo dos alunos e que deve ser passado como se fosse uma missão. Ainda contribuiu muito para os alunos, escola e professores trazendo consigo uma doação de um livro escrito por sua filha para a escola que fala sobre as Web rádios e como ato final de sua (grandiosa) apresentação mostrou um pequeno documentário sobre a criação da Rádio Cultura e sua trajetória na comunidade.

Palestra com Sr. Ricardo Sampaio Mera

18 de maio de 2012
Na manha do dia 16/05, novamente o palestrante Ricardo Sampaio Mera falou sobre os sítios arqueológicos próximos à UHE Campos Novos e antigas civilizações desta região. Além disso, as turmas 3º01, 8º01 e 7º01 puderam estar em contato com alguns achados arqueológicos que o historiador deixou expostas na Escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira de Matemática - Fase Municipal

Arte Efêmera

CISTERNA – CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA