Palestra com Sr. Teco Lima
Palestra com Sr. Teco Lima
30 de maio de 2012Nos contou um pouco sobre a história da Comunidade Invernada dos Negros; um fazendeiro que possuía muitos terras e mão de obra negra, ao final de sua vida assinou um testamento que todos que trabalhavam para ele deveriam dividir suas terras. Com o passar dos anos muitas dessas famílias foram instigadas a deixar suas terras, o que até hoje gera debates.
Rainhas da VI Sapecada do Pinhão participam do Programa Rancho Campeiro
25 de maio de 2012O programa vai ao ar no dia 26/05 (sábado) às 12h30min no SBT.
Palestra com a Senhora Adilis Durigon e Elizabete Bevilaqua
25 de maio de 2012Falaram sobre quando vieram para o Brasil e das dificuldades aqui encontradas nos primeiros anos pelos seus antepassados e da cultura (antes) deixadas para nós hoje.
Esclareceram uma série de perguntas feitas pelos alunos e professores sobre o dia-a-dia destes habitantes: ligação com a cidade, alimentação, trabalho, língua, escola, entre outros assuntos.
Uma forma dos alunos entrarem em contato com a realidade dos antepassados italianos e somar na sua bagagem estudantil mais essa contribuição.
Palestra com Sr. Mayck Wilhan Fagundes
25 de maio de 2012Falou que nas imediações da atual Estrutural Zortéa foi onde surgiu a 1ª casa de nosso município sobre Bento Fagundes, um de seus antecessores que fora o primeiro de sua família a chegar a Campos Novos, vindo do Rio Grande do Sul, além de ser um dos primeiros moradores de nossa cidade; além de outras personalidades que fizeram parte da história Camponovense.
Uma palestra interessante, de riqueza cultural para que nossos educandos possam crescer, cada vez mais, intelectual e historicamente.
Atividades de recreação
23 de maio de 2012Aproveitando um momento de socialização e integração, foram realizadas atividades com esses brinquedos e brincadeiras, bem como as cantigas de roda com os alunos de 1° ao 4° ano.
De acordo com Nogueira e Martinez (2004)
[...] quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana, já que é na infância o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta (p.04).
Visita ao Museu Caipora Viu
22 de maio de 2012Visita a Invernada dos Negros
21 de maio de 2012Campos Novos teve sua história baseada nas ações de desbravadores que aqui se instalaram e viveram. Porém, para os negros camponovenses o panorama foi outro. Estes foram obrigados a fixarem residência nestas terras durante o período escravocrata.
Com o objetivo de conhecer e valorizar a trajetória do negro em Campos Novos a Escola E.B. Cel. Gasparino Zorzi juntamente com a Prof. Elize alunos das 8as séries e 2º ano Ensino Médio visitaram a Localidade Invernada dos Negros nos dias 08 e 17 de maio. Na oportunidade conheceram a Vila Invernada dos Negros, Vila dos Cândidos e o Patrimônio histórico Cultural: Cemitério Invernada dos Negros.
Palestra com o Senhor Athos de Almeida Lopes
18 de maio de 2012Palestra com a Senhora Maria Rossi
18 de maio de 2012O padre Quintílio Costini nascido na Itália chegou a Campos Novos em 1959, assumindo a Paróquia, trouxe com ele um espírito religioso, comunicativo, empreendedor e educativo. Que tinha como um dos seus principais argumentos fazer trocar o “revolver pela caneta”. Suas marcas não foram poucas na população.
Em 1959, Costini consegue uma licença para o funcionamento da Rádio Cultura. No ano de 1960 fundou o ginásio São João Batista, escola de ensino fundamental. Fundou e dirigiu o Seminário Paulo VI, criou a Escola Técnica de Comércio D. João Batista Scalabrini. Construiu a atual Casa Paroquial e uma das suas grandes influências maiores na conquista de uma rede telefônica.
Dona Maria Rossi diretora da Rádio Cultura, neste dia nos falou muito sobre a trajetória deste religioso e histórias cativantes que marcaram e ainda marcam a memória dos moradores mais antigos de Campos Novos. Tornando o conhecimento próximo dos alunos e que deve ser passado como se fosse uma missão. Ainda contribuiu muito para os alunos, escola e professores trazendo consigo uma doação de um livro escrito por sua filha para a escola que fala sobre as Web rádios e como ato final de sua (grandiosa) apresentação mostrou um pequeno documentário sobre a criação da Rádio Cultura e sua trajetória na comunidade.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário e importante para nossa escola. Deixe seu nome e e-mail para entrarmos em contato.