Sapecada do Pinhão

Sapecada do Pinhão 
Histórico das Sapecadas do Pinhão da E.E.B. Coronel Gasparino Zorzi
A Sapecada do Pinhão é realizada pela Comunidade Escolar da E.E.B Coronel Gasparino Zorzi com muitas atividades artísticas e culturais, gastronômicas e Eleição da Rainha da Sapecada; tendo como objetivo desenvolver uma atividade ecologicamente correta e que contribuísse para a divulgação da Cultura Tradicionalista, realizamos este evento desde 2007, realizaremos neste ano a 6ª edição, sendo que testemunhamos um sucesso acima do esperado em todas as edições.
A I Sapecada do Pinhão foi realizada no Pátio da U.E onde se encontra a Araucária que é a grande homenageada.  Neste evento ressaltamos a importância histórica do pinheiro para a Comunidade Escolar, e para a região destacamos a semente da araucária, o pinhão. Acontece a Sapecada na grimpa para todos os presentes, onde resgatou-se a historia e os costumes dos antepassados.
Declamação de poesias, danças, boa música, invernadas artísticas, grupos folclóricos, representações de lendas, resgatado do tradicionalismo em nossa região, tendo como finalidade os alunos conhecerem e valorizarem usos e costumes, preservando as raízes culturais, divulgando a historia da região e realizando um intercambio entre Escola e Visitantes e Artistas da Região.
A II e III Edições da Sapecada ocorreram no Ginásio de Esportes da Escola, durante os períodos da manha, tarde e noite, com a presença dos alunos desta U.E, comunidade escolar, Escolas de nossa cidade, contamos com um grande número de pais, visitantes e autoridades que se sentiram atraídos pela peculiaridade do evento.
Além da programação artística voltada para os temas propostos de cada ano realizado, também em foco o Resgate do Tradicionalismo. Ocorre durante o evento a degustação de uma variedade gastronômica à base de pinhão, como pastel de pinhão, paçoca, pizza, pinhão sapecado na grimpa, o tradicional “Entrevero” e outros.
Todos os anos trabalha-se uma nova temática partindo do principio proposto; Resgate Histórico Cultural e Ambiental:
I Sapecada/2007 – A planta Araucária no Pátio da Escola;
II Sapecada/2008 – Resgate da Cultura Tradicionalista em Nossa Região;
III Sapecada/2009 – A Guerra do Contestado e a Devastação da Mata de Araucária;
IV Sapecada/2010 – O Ciclo da Madeira em Campos Novos e Região;
V Sapecada/2011 – Tropeirismo
VI Sapecada/2012 - Povoamento de Campos
VII Sapecada/2013 - Educação em Campos
Na IV e V Sapecada, os trabalhos foram voltados buscando o resgate histórico de nosso município através das mudanças que ocorrem, o crescimento econômico e social com trabalho intenso das serrarias e as contribuições dos Tropeiros na sua passagem por esta região, contribuindo para a formação do povoamento de nossa cidade.
Palestras e passeios culturais, atividades artísticas e inúmeros show de relevância cultural, aconteceram.
Esses temas são antecipadamente trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas, de 1ª a 8ª séries e o Ensino Médio, toda a Comunidade Educativa envolve-se com as atividades preparatórias ao evento, para a edição de 2010 aconteceram visitas, à Reserva de Preservação Ambiental da Mata Araucária em Barracão (RS), a Serrarias em atividade, Museus Históricos; realizando um levantamento da quantidade de pinheiros existentes no perímetro urbano de Campos Novos; ocorreram Palestras com Engenheiros Ambientais sobre as leis de Preservação Ambiental; também Patrão de CTGs, convidados para conversar com os alunos e relatar a importância e o histórico dessa entidade na preservação do Tradicionalismo, também visitas a uma Cancha de torneio de Laço de nosso município.
Realizaram-se também o plantio de Sementes de pinhões com o objetivo de formarem mudas, após organizarem-se em grupos para distribuir as mudas e panfletos explicativos sobre a importância de se plantar o pinhão, ajudando na conservação de uma espécie considerada em extinção. Foram distribuídas sementes nas ruas próximas da escola, no centro da cidade e nas principais repartições publicas como: Prefeitura Municipal, Fórum, Secretaria do Desenvolvimento Regional dentre outros. Os alunos também levaram mudas e panfletos para casa. Sendo que cada aluno foi um multiplicador do projeto, esta acaba sendo uma das atividades paralelas a Sapecada do Pinhão.
Também acontece a realização do concurso ”Rainha da Sapecada do Pinhão”. A candidata vencedora é aquela que possui o maior conhecimento sobre o tema: O Ciclo da Madeira em Campos Novos e sobre a Cultura Tradicionalista, matérias sobre as duas edições anteriores foram veiculadas pelos meios de comunicação locais, com grande cobertura jornalística, destaque na imprensa estadual através do Jornal da Assembléia Estadual, ocupando página inteira e enfatizando o Projeto “Sapecada do Pinhão” desta U.E.
A V edição contando a influencia dos Tropeiros, para o desenvolvimento de nossa cidade, apresentou entre tantas atividades um encontro de velhos Tropeiros para uma roda de conversa com os alunos, (momento memorável); Visitas a lugares e palestrantes que trouxeram diferentes materiais para mostrar aos alunos. A apresentação do Código de Ética dos Tropeiros, a cobertura da imprensa, fala e escrita, e também a televisiva acompanharam esse evento, onde a comunidade escolar sempre se faz presente, apreciando a decoração a gastronomia, e os shows, que nesta edição alem de artistas locais, estiveram abrilhantando o evento Diego e Gabriel, João Gustavo e Leonardo; em todos os momentos as eleitas representantes da V Sapecada do Pinhão (rainha e princesas) estiveram presentes.

Comentários

  1. Porque não vai haver a Sapecada este ano?/

    ResponderExcluir
  2. A Sapecada é o evento mais festivo de todas as escolas do municipio, é lamentavél não ter Sapecada em 2015 :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário e importante para nossa escola. Deixe seu nome e e-mail para entrarmos em contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Feira de Matemática - Fase Municipal

Arte Efêmera

CISTERNA – CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA